::

::

::

::


::

::











::

::

::


::

::


::


::

::

HOME

NOTÍCIAS

A EMPRESA

PORTAL DOS
CLIENTES


SISTEMA DE GESTÃO

GESTÃO DE PESSOAS
  . Treinamentos
  . Escola de Formação
  . Programa Viver Bem
  . Belém em Pauta

  . Programa
    Portas Abertas

  . Eventos de
    Integração Social

  . Colaborador Nota 10
  . Programa 10S's


GESTÃO SOCIAL

GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO DE FORNECEDORES

PREMIAÇÕES

VENHA TRABALHAR CONOSCO

LINKS

BRINDES


GALERIA DE FOTOS

 

 

Histórico

O Programa Interno de Formação e Aperfeiçoamento
de Motorista foi implantado oficialmente em maio de
1997 mediante o incentivo e valorização da profissão de motorista pela Direção da Empresa. A iniciativa partiu
da constatação do bom desempenho e real comprometimento dos colaboradores, hoje motoristas, que encontraram na Belém Novo o incentivo, confiança e reconhecimento para a sua profissionalização, em períodos remotos da história da Organização. Na época, entretanto, a Escolinha de Motorista não se encontrava estruturada na forma de programa sistemático de formação e aperfeiçoamento, com etapas e processos avaliativos definidos e documentados.

A padronização da prática em 1997, teve por objetivo, além de amenizar a carência de recursos humanos qualificados para a função; atender a demanda interna de ascensão profissional criando um clima de motivação e valorização do capital humano existente na organização. Ao longo dos anos o programa passou sistematicamente por um processo de análise crítica e de refinamento calcado nos resultados provenientes de modo a assegurar a eficiência do processo e a eficácia da prática de formação.

O programa é extensivo a todos os colaboradores interessados, pertencentes aos diferentes subsistemas da Empresa. Os pré-requisitos para solicitar promoção são: ter no mínimo 01 ano de Empresa e possuir carteira de habilitação categoria “D” ou “E”. A primeira etapa do processo seletivo é realizada com base no histórico funcional do colaborador e no processo de avaliação e planejamento do desempenho individual. Os candidatos com solicitação promocional deferida efetuam o teste prático inicial e os aprovados realizam 50hs de treinamento prático-operacional. Assim, os aptos são promovidos a garagistas e posteriormente a motorista. O currículo do processo de formação e aperfeiçoamento conta com módulos práticos e teóricos de treinamento acerca de direção defensiva, direção econômica, mecânica básica, entre outros temas.

Deste modo, a Viação Belém Novo S.A. vem contribuindo para a construção histórica e evolutiva do transporte coletivo urbano de Porto Alegre, não como mera expectadora, mas como agente de formação, capacitação e mudança, cumprindo com seu papel social na trajetória infinda de qualificação profissional e do serviço de transporte.


Ônibus utilizado no Programa


TOPO

 
 
2004 © Viação Belém Novo S.A. - Av. Beira Rio, 175 - Bairro Belém Novo - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: (51) 3245-8200