A  Viação Belém Novo Ltda. nasceu da paixão de Edgard Dutra Pinheiro pelo  transporte coletivo e do sonho em se tornar um dos mais sólidos empresários do  ramo. Fundada em 27 de novembro de 1962, com a primeira garagem para ônibus  urbano de Porto Alegre, iniciou suas atividades com o empenho de Edgard e seus  sócios: Almeida e Erany os quais optaram em concentrar as atividades de  transporte na zona sul da capital.
                                    
                                  Anteriormente  a fundação da Belém Novo, Edgard e seus sócios trabalhavam no transporte  coletivo da Vila Santa Isabel, principal núcleo habitacional da cidade de  Viamão, no qual se concentrava a maioria da população. A campanha do candidato  a vereador Tapir Rocha, pelo PTB, tendo como tema principal o preço das  passagens de ônibus, assustou os jovens empresários: “Era como um rastilho de  pólvora”, relembra Edgard, o qual foi aconselhado por seu contador a trabalhar  em outra região.
                                  
                                  Outro  fator que levou o trio a trocar Viamão pela zona sul de Porto Alegre foi a  decisão do prefeito José Loureiro da Silva, ao iniciar seu segundo mandato, em  1960, de “dar um jeito no Departamento Autônomo de Transportes Coletivos –  DATC, o que resultou na entrega de linhas exploradas pelo município à  particulares. “Resolvemos concentrar tudo na zona sul de Porto Alegre, até  porque lá as ruas já eram pavimentadas”, diz Edgard.
                                  
                                  Encerradas  as atividades do DATC, a Prefeitura entregou à Viação Belém Novo as linhas Lami  e Cantagalo. As linhas Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo foram entregues aos  permissionários da Parque Madepinho. Entretanto, não deu certo. Nenhum ônibus  encostado aparecia no dia em que estava escalado para operar na linha Belém  Velho Rincão – distante e carente de passageiros. Quem estivesse na escala dava  um jeito de fazer o motor estragar, ou simplesmente não aparecia. Os problemas  logo provocaram uma divisão entre os permissionários. A Rui Ferreira coube as  linhas Belém Velho, Vila Nova e Campo Novo, as quais mais tarde foram vendidas  à Belém Novo.
                                  
                                  Atualmente, a Viação Belém Novo Ltda. é  administrada pela família Pinheiro. Localizada da Av. Beira Rio, 175, bairro  Belém Novo, conta também com uma garagem de apoio localizada na Estrada Monte  Cristo, nº 470 – Bairro Vila Novo. Constituída de uma frota de 98 veículos e com aproximadamente 400 colaboradores  em seu quadro funcional, opera 11 linhas  principais transportando cerca de 01 milhão de  passageiros por mês.
                                  
                                  Hoje,  05 décadas depois, a família trás consigo os  ensinamentos de Edgard Dutra Pinheiro resumidos em uma frase que ele usava para  definir a paixão que começou num longínquo dia de 1956: “O transporte coletivo  é um desafio, mexe contigo e, se tu gostas, todo dia tem coisa nova”.
                                  
                                  
 
                                    TOPO